Benvindos!

A idéia de criar este espaço surgiu aos poucos. Nasceu da necessidade de expandir o grupo de pessoas com as quais me correspondo ou com as quais converso sobre temas de interesse em comum. Desejo que seja um lugar de troca de idéias e informações, mas , sobretudo, de boa conversa, democrática e sem preconceitos. Mais uma vez, benvindos.



domingo, 27 de março de 2022

Voltar a São Paulo

Dois anos após o início das medidas de isolamento por conta da pandemia, que iniciaram em 16/03 de 2020, comecei a, lentamente, voltar a algumas atividades que fazia fora de casa em tempos ditos "normais"(o que é normal afinal de contas? )! Viajei para São Paulo, assisti algumas peças de teatro e voltei a frequentar restaurantes. 

 Levando em consideração que eu fiquei muito tempo com restrições em meus procedimentos que costumava fazer antes da pandemia, valeu a pena o passeio de quatro dias naquela cidade! Entretanto, nada foi como era antes! A começar que meu entusiasmo pela viagem foi morno! O agrado de outrora não estava presente! O tempo de avião me pareceu excessivamente longo e não demorou para que eu começasse a me sentir entediado e duvidoso sobre a validade do deslocamento. Creio que uma surgiu uma indagação sobre se a viagem que eu fazia era o certo a fazer. Afinal, a pandemia não acabou, apenas saiu do noticiário por conta da guerra que se desenrola na Ucrânia! Seria correto e ético viajar para passear em meio a uma pandemia que vem diminuindo, mas que não passou ainda? 

Outra questão é que falta de paciência e, por que não dizer, minha intolerância à pessoas, aumentou muito durante o isolamento social! Estou sempre a achar que as pessoas se aproximam para pedir algo, tentar aplicar um golpe ou me encher com suas narrativas narcísicas. E de fato, durante minha estadia em São Paulo um vendedor de balas veio a aplicar um golpe de 20 reais. Que faça bom proveito!

A primeira peça que assisti foi muito ruim. Texto fraco, muitos palavrões e quase todo mundo na sala de espetáculo sem máscara! As óperas que assisti no dia seguinte foram bem melhores, em um teatro que solicitou o respeito aos procedimentos de saúde pública, como a obrigatoriedade do uso da máscara!




Encontrei pessoas para uma conversa agradável em lugares novos que abriram na cidade (este foi, junto com as óperas, o ponto alto do passeio)! Conheci uma nova livraria e um novo café onde conversamos até anoitecer!

Outro ponto ruim que observei foi o fechamento de alguns lugares que costumava ir na cidade e mudanças de hábitos para pior , como o abandono total do centro da cidade pela população. Fui domingo ao Largo de São Bento e só havia moradores de ruas em uma cidade deserta!

Sem falar que os serviços ficaram bem mais caros! Restaurante, hotéis, transportes públicos e taxis ficaram absurdamente caros. 

Para finalizar o passeio, domingo fui à tradicional Feira de Antiquidades do Bixiga! Passei horas agradáveis passeando e conversando com os expositores! 

Como escrevi, ao fim de tudo, valeu a pena viajar, mas sinto que vai demorar para alguns hábitos e passeios que fazia voltem a ter o significado e entusiasmos de antes da pandemia!




Nenhum comentário:

Postar um comentário